Ficamos tão fascinados e entusiasmados com esta leitura, que resolvemos colocar a nós próprios um desafio verdadeiramente especial: Dar continuidade a uma história, iniciada por alunos pnepnianos e muito especiais...
Os passos para a construção da nossa história que queríamos também especial, foram os seguintes:
- Leitura atenta do texto narrativo escrito pelos nossos coleguinhas da turma A, da escola EB1 Maria de Lurdes;
- Diálogo colectivo sobre a estrutura da narrativa, nomeadamente a identificação das suas partes constituintes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
- Preenchimento de um diagrama intitulado"Mapa da História" referente ao título, ao autor, às personagens principais e secundárias, ao cenário, ao problema e respectiva solução da história lida;
- Focalização da nossa atenção nas características da personagem principal, acrescentando a esta outros atributos e qualidades e assim (re)construirmos a personagem principal da história;
- Preenchimento de uma ficha de trabalho concebida para nos levar a complexificar, aumentar o número de peripécias, dar continuidade à história lida e assim construirmos a nossa história...
- Depois de todo o trabalho realizado, foi fácil escrevermos um texto narrativo que posteriormente lemos em voz alta para reflexão, correcção e auto-avaliação das nossas aprendizagens.
Sequencias didácticas - Get more Business Documents
Um beijinho muito Especial dos Meninos Felizes da turma B da EB1 da Devesinha!
1 comentário:
Quem disse que os meninos pequeninos não eram capazes de surpreenderem?
Pois é,mais uma vez fiquei deslumbrada.
Assim, como o caminho se faz caminhando,a vossa criatividade,conhecimento e aprendizagem vai-se construindo de forma consistente.
Parabéns! A vossa narrativa ficou linda.
Beijinho grande e...Até já!
Enviar um comentário