domingo, 14 de fevereiro de 2010

Saber ler... os nomes dos colegas...aprender a ler!

Depois de termos uma visita na nossa sala dos meninos do 4ºano em que nos mostravam onde podíamos ler, para que servia a leitura e a importância da escrita...

A nossa segunda tutoria do PNEP, teve como ponto de partida, os cartazes elaborados pelos nossos colegas do 4ºano e, dialogámos sobre a importância da leitura, sobre o que lêem os nossos pais, para que serve a leitura...

Depois, fizemos um jogo com os nomes dos colegas. Numa caixa ,existiam várias etiquetas com os nomes de todos nós, mais o da professora e da formadora. À medida que a professora no ia mostrando as etiquetas com os nomes dos colegas, pedia para tentarmos ler. Posteriormente lia esse nome e entregava-o ao respectivo colega. Seguidamente, cada colega mostrou a etiqueta e leu o seu nome. Quando acabaram as etiquetas da caixa, foram de novo recolhidas, baralhadas e fizemos um jogo de adivinhas divertido. A professora retirava da caixa um nome à sorte pedia que lêssemos.

Acertámos na maioria dos nomes.

Foi uma actividade divertida e, a partir daí, deixámos de trocar os materiais dos colegas quando fazíamos a distribuição(o nosso material está devidamente identificado com os nossos nomes).

Afinal, para lermos , não temos de esperar que a professora ensine todas as letrinhas!!!

Foi uma descoberta fantástica! Já sabíamos ler os nomes dos colegas!!!




quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nomes e sons das letras

Neste vídeo podemos ouvir a distinção entre o nome das letras,grafemas  e os seus sons, fonemas.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Literacia Emergente

Recorremos aos computadores portáteis,requisitados no agrupamento e, aos pares, os alunos experimentaram várias situações de escrita:A escrita dos nomes próprios ,os grafemas já aprendidos, ditongos,palavras várias de acordo com a realidade e interesse de cada um, mudança do tipo de letra, mudança da cor e tamanho das letras foram algumas das situações vivenciadas pelos alunos.
No final imprimimos e elaborámos um cartaz colectivo com a escrita produzida pelos alunos.
Competência especifica: Escrita
Conteúdo:Direccionalidade da escrita
Descritor de desempenho:Respeitar a direccionalidade da escrita;usar adequadamente os instrumentos de escrita.
Os alunos deliraram com esta actividade!

A utilização das TIC


Na nossa primeira aula do PNEP, começámos por ouvir a “História Das Cinco Vogais”, das autoras Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar;
Historia Das Vogais Lida pela nossa professora e apresentada em PowerPoint com recurso ao projector multimédia. 
Adorámos os efeitos das letras: a entrar, a sair, a desaparecer e a rodar… Percebemos que não existe só a folha de papel e que podemos escrever no computador, numa folha digital, as letras aprendidas. 
Partilhámos outras actividades que já fazemos no computador mas nem todos os colegas têm computador para utilizar.
A nossa professora trouxe muitos computadores portáteis do Agrupamento e ensinou-nos algumas funções do teclado e do rato.

Depois, nós testámos se conseguíamos ou não escrever, no computador, as letras que já aprendemos. Todos os alunos, aos pares, utilizaram uma folha digital e escreveram as letras aprendidas e o nome próprio. 

 


Foi muito divertido… conseguimos descobrir e aprender a “ escrever letras na folha digital, a pôr espaços, a apagar letras, a pôr maiúsculas e minúsculas, a mudar de linha, a mudar a cor da letra, a aumentar o tamanho da letra”...
Gostámos muito desta actividade… e só perguntávamos à professora quando a iríamos repetir.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Espantalho Enamorado

A nossa professora leu-nos a história do Espantalho Enamorado.

"Era um Espantalho que se chamava Gustavo e havia a Amélia.
O Gustavo guardava o trigo mas, deixava os passarinhos comê-lo para mandarem mensagens à Amélia.
A Amélia estava no topo da colina a guardar abóboras e viam-se ao longe.
O vento abanava o casaco e ele aproveitava para acenar à Amélia.
Não gostava que o vento lhe tirasse o chapéu para a Amélia não lhe ver a careca.
Um dia o vento forte veio e o espantalho pediu-lhe para soprar mais devagar.
Veio um caçador e..................."

Não contamos mais desta história que adorámos mas,fica aqui para todos os míudos e graúdos se deliciarem e sonharem...
Fiquem atentos...
Brevemente colocaremos as actividades que realizámos sobre esta linda história de amor!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Primeira visita...



Olá, somos os alunos do 1.º Ano, Turma A,
da Escola EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo.

Hoje fizemos a primeira visita ao blogue e gostamos muito.

Adoramos o vídeo "Economizar água" e até aprendemos o refrão da canção...

Também gostamos das imagens dos cães a mexer...


Até breve...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Partimos!!!...

Caros colegas,
Termina hoje o nosso contributo neste blogue.
Durante o ano anterior, estudámos muito e passámos para o 2ºano.
Agora que somos mais crescidinhos,tranformámo-nos nos Super Fantásticos e...viajamos até ao blogue: http://www.traquinas-diabretes.blogspot,com./
Visitem-nos!
Os Super Fantásticos cresceram e tem agora mais dois novos colegas,o Lucas e o Henrique.
Venham acompanhar a nossa viagem fantástica pelo 2ºano .
Deixamos aqui um trabalhinho que fizemos no ano anterior!

O Patinho Feio -
Beijocas fantásticas para todos!

sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween e as abóboras

SeuOrkut.com.br



  A vela na abóbora, provavelmente, tem sua origem no folclore irlandês.

Um homem chamado Jack, um alcoólico grosseiro, num 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma.Depois de muitas peripécias e de acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, o diabo deu-lhe uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão . 

A brasa era colocada dentro de um nabo para manter-se por mais tempo.Os nabos na Irlanda eram usados como  "lanternas do Jack" originalmente. 

Mas, quando os imigrantes foram para a América, acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.

Então, o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era uma abóbora, iluminada com uma brasa. 

 

É DE PEQUENINOS QUE SE CONSTRÓI O CONHECIMENTO: VAMOS LEVAR OS MENINOS A REFLECTIR E EDIFICAR O SEU SABER...


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sempre a mexer.....................

 
Somos os Bichinhos Carpinteiros,do 1ºano, turma A, EB1 Enxertos.

Mexemo-nos muito, para fazer os trabalhos!

Dias e dias sem parar,queremos sempre trabalhar!

Conversar, também fazemos, para participar.

 
E agora no blogue... vamos provocar!!!            





sábado, 24 de outubro de 2009

Poupar a água

Aprende de forma divertida...
poupa água e multiplica a vida!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OLÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Somos o Clube dos Poetas!
Somos 16 Poetas em crescimento:Catarina,Mariana,Sofia,Carina,Vitor,Cláudia,Lisandra,Ana Sofia,Ana Beatriz,Bruno,Ana Raquel,Hugo,Sérgio,Filipa,André e o José Rafael.
A presidente do nosso clube é a Professora Emília.
A nossa sede(escola) é a EB1 da Devesinha,turma do 1º B.
Aceitamos o desafio de participar no blogue!
Gostamos de coisas novas, de novas experiências!
Um beijinho a todos os colegas bloguistas !

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Uma simples mudança!!!

No âmbito da 1ª tutoria da formação PNEP, os alunos elaboraram uma mensagem para todos os colegas e visitantes desta casa que foi a deles,em jeito de despedida.


Sem comentários:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

REGRESSAMOS!!!


Porque o PNEP aconteceu...

Porque valeu a pena,

Porque crescemos,

Porque aprendemos,

Porque partilhámos,

Regressamos!!!

Com novo visual, com todo o vigor, novos colaboradores e participantes. Para, em conjunto, continuar a aprender, evoluir, crescer e partilhar os nossos trabalhos, as nossas descobertas, a nossa forma de fazer PNEP, as nossas aprendizagens na Língua Portuguesa e não só…

Queremos deixar um desafio a todos os que nos visitarem: deixem o vosso olá, deixem a vossa sugestão, deixem o vosso comentário!...




O PNEP FOI ASSIM...


O_PNEP_visto_pelos_alunos -

domingo, 14 de junho de 2009

Uma História Partilhada...Um Encontro Inesquecível!

Depois de termos alcançado o objectivo de dar continuidade escrita a uma história, iniciada por coleguinhas da nossa idade de outra escola do nosso agrupamento, ficamos curiosos e com vontade de os visitar ...
Esse encontro inesquecível aconteceu no dia 21 de Maio de 2009...
Juntas, a turma A da EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo e a turma B da EB1 Devesinha fizeram a leitura dramatizada da história:


CAPÍTULO I
“O Palhaço Pançudo”

Há muitos, muitos anos numa pequena e pobre aldeia vivia um palhaço. O palhaço era engraçado e brincalhão. Tinha uma enorme pança, por isso chamavam-lhe o palhaço Pançudo. Usava um fato todo colorido e muito janota; tinha um nariz vermelho e batatudo.
O Pançudo vivia num pequeno e pobre circo perdido numa ainda mais pobre aldeia. Nesta aldeia apenas viviam pessoas tristes e sérias por isso chamava-lhe a “ Aldeia dos Tristes”.
O Palhaço estava infeliz por isso, procurava uma poção mágica que o fizesse alegrar.
Apareceu uma bela fada, meiga e bondosa que o ajudou a procurar o tesouro que ele tanto queria. Partiram em busca do tesouro, elixir da alegria, percorreram vários países: Estados Unidos…China, para isso usaram como meio de transporte um lindo cavalo branco, um cavalo voador. O Palhaço Pançudo viajou durante dias e noites, até que chegou à China. Aí estava o tesouro protegido por um malvado dragão. O Pançudo usando as suas mãos, fez muitas cócegas e ao mesmo tempo fazia palhaçadas; o dragão ao ver isto caiu ao chão de tanto rir!
Assim, depois de lutar com o dragão tirou o frasco do elixir da alegria e regressou à sua pobre mas bela aldeia. Quando aí chegou, com a ajuda da fada distribuiu a alegria por todas as pessoas! A partir deste dia nunca mais houve tristeza naquela aldeia.

E vocês o que é que faziam se tivessem uma poção mágica?

"Os Traquinas"
Alunos do 1.º ano, turma A da EB1 Maria de Lurdes


CAPÍTULO II
“O Palhaço Pançudo e o seu amigo Reciclas”

Num belo dia de Primavera, logo pela manhã, os “Meninos Felizes” da EB1 Devesinha, ouviram a história do “Palhaço Pançudo”. Gostaram tanto, tanto deste palhaço que resolveram visitar a aldeia onde ele vive.
Partiram no dia seguinte no “Autocarro Florido” e quando lá chegaram foram recebidos com muitos abraços e mimos. Todos os moradores estavam felizes e logo se apressaram a mostrar o que de mais bonito havia naquela aldeia... Atravessaram a ponte junto ao “Rio Maravilha” e aí viram os peixes a nadarem na água límpida. Passearam pelos campos e jardins mais belos e perfumados. Viram crianças traquinas a brincar às escondidas!
Finalmente avistaram o “Circo Estrelinhas”...De lá de dentro saiu o Palhaço Pançudo a conversar e a sorrir para outro palhaço. Os Meninos Felizes correram em sua direcção e logo lhe perguntaram pela poção!
O “Palhaço Pançudo” apresentou-lhes o seu amigo palhaço: o Reciclas. Era um palhaço fantástico, amigo do Ambiente. Gostava de transformar tudo o que era velho em novo...dar e receber para ele era um prazer!
Os Meninos Felizes apresentaram-se como Eco-Estudantes e também eles gostavam de ajudar a proteger a Natureza. Foi então que o Reciclas teve uma ideia genial! Aconselhou os Meninos a usarem a poção mágica para acabarem com a Poluição em todo o Mundo e assim ajudarem a salvar o nosso planeta. As crianças adoraram esta ideia e também eles apresentaram uma proposta... Se os moradores da aldeia apreciam e cuidam do meio ambiente; se estão felizes e contentes então esta deveria passar a chamar-se “ a Aldeia dos Sorridentes”!
No final do dia fizeram uma mega festa Ecológica! Dançaram e cantaram belas canções e levaram para casa muitas e boas recordações...


"Eco-Miúdos Felizes"
Alunos do 1.º ano, turma B da EB1 Devesinha

Após a leitura das nossas histórias, todos juntos fizemos o preenchimento lacunar dos textos lidos. Ao realizarmos o jogo de escrever as palavras em falta na história, umas vezes erramos, mas mais vezes acertamos... No final, ficamos todos com a certeza que aprendemos a escrever muito, muito mais...e melhor...cada vez melhor!



Um Beijinho de todos nós para todos vós! Até já...

Dando continuidade a uma História Especial...

Era uma vez, mais um dia especial de uma aula PNEP... Começamos este dia tão especial, sentadinhos a ouvir uma história especial, contada por alguém igualmente especial... Ora ouçam:


Ficamos tão fascinados e entusiasmados com esta leitura, que resolvemos colocar a nós próprios um desafio verdadeiramente especial: Dar continuidade a uma história, iniciada por alunos pnepnianos e muito especiais...

Os passos para a construção da nossa história que queríamos também especial, foram os seguintes:


  • Leitura atenta do texto narrativo escrito pelos nossos coleguinhas da turma A, da escola EB1 Maria de Lurdes;
  • Diálogo colectivo sobre a estrutura da narrativa, nomeadamente a identificação das suas partes constituintes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
  • Preenchimento de um diagrama intitulado"Mapa da História" referente ao título, ao autor, às personagens principais e secundárias, ao cenário, ao problema e respectiva solução da história lida;

  • Focalização da nossa atenção nas características da personagem principal, acrescentando a esta outros atributos e qualidades e assim (re)construirmos a personagem principal da história;

  • Preenchimento de uma ficha de trabalho concebida para nos levar a complexificar, aumentar o número de peripécias, dar continuidade à história lida e assim construirmos a nossa história...

  • Depois de todo o trabalho realizado, foi fácil escrevermos um texto narrativo que posteriormente lemos em voz alta para reflexão, correcção e auto-avaliação das nossas aprendizagens.


    Sequencias didácticas - Get more Business Documents

Um beijinho muito Especial dos Meninos Felizes da turma B da EB1 da Devesinha!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

As Nossas Primeiras Narrativas!

No dia 24 de Abril, a turma A do 1º ano da EB1 da Devesinha, trabalhou a planificação de um Texto Narrativo.
A actividade teve início com a formação de grupos de trabalho com quatro alunos cada.
Foram sorteados, pelos grupos, cartões com imagens sugestivas e formularam-se colectivamente perguntas para cada cartão.
As Planificações estavam a ser construídas.As histórias começavam a ter forma.
Foi uma actividade divertida, cada cartão que saía era mais engraçado que o outro.
Todos ajudámos a planificar as narrativas de cada grupo .


A textualização, revisão e a escrita do texto final foi realizada,também em grupo, nas aulas seguintes.
"Transpirámos" mas valeu a pena.
As nossas primeiras narrativas ficaram lindas!
Nasceram cinco lindas histórias!!!
Finalmente, lemos para a turma e divulgámos aos restantes coleguinhas da escola.
Na área de Expressão Plástica ilustrámos as nossas narrativas.
Aqui ficam os nossos trabalhos...

textos narrativos - Get more Business Documents

sexta-feira, 22 de maio de 2009

" Os animais são nossos amigos..."

Na área de Estudo do Meio estudámos os animais.
Contemplando a dimensão integradora que o ensino da escrita deve considerar e tendo em conta o facto de muito termos aprendido e descoberto sobre os Animais, e, porque os consideramos nossos amigos, decidimos dar-lhes um presente.
Desenvolvemos uma actividade denominada por , ciclo de escrita, que teve como objectivo dar início ao Ensino da Escrita:Dimensão Textual.
O Ciclo de escrita desenvolve uma das suas funções,escrever para aprender e, tem como finalidade geral, a autonomia na construção de um texto a partir de um tema.

Este trabalho foi desenvolvido em várias etapas, sessões:
.Vimos slides de diferentes animais ao mesmo tempo que ouvíamos uma pequena história sobre a vida de cada um deles.
.Dialogámos e recolhemos todas as ideias que ficaram nas nossas cabecinhas- " Chuva de ideias".
.Construímos o mapa semântico.


. Redigimos um texto colectivo sobre um dos animais- O Leão.


.Mais tarde, cada menino, sozinho, seguindo a mesma estratégia, produziu um texto sobre o seu animal preferido.
.Aqui fica o resultado! Esperámos que gostem...












sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Avaliação da Leitura no 1.º ano de escolaridade

No dia 20 de Abril, a aula de Língua Portuguesa foi diferente e cheia de adrenalina! Avaliámos a fluência e a rapidez das nossas leituras!

A professora apresentou-nos um texto surpresa: " O gato e o rato".
Durante um minuto lemos e gravámos as nossas leituras. Posteriormente, passámos à audição da leitura e às reflexões individuais. Aqui fica o registo do nosso trabalho:


Brevemente faremos nova gravação das nossas leituras para compararmos com a leitura inicial, verificarmos as diferenças e reflectir sobre a nossa evolução . Aguardem notícias!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Um Livro, Um Amigo

Olá Amigos Leitores!

Porque o Livro, o nosso melhor Amigo, alegra as nossas vidas, todos os dias... resolvemos prestar-lhe uma homenagem com a ajuda e orientação verbal da nossa professora e da professora Maria José. Para tal, começamos a trabalhar a produção de pequenos textos. Esta actividade desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas:
  • Primeiro a professora leu-nos uma história que fala da Amizade entre um Livro e um Menino (mobilização do conhecimento);

  • Após um breve diálogo colectivo sobre a história lida, registamos numa folha tudo o que nos ocorreu sobre o tema da aula - O Livro (chuva de ideias);

  • De seguida, e ainda colectivamente, respondemos a um grupo de questões, cujas respostas deveriam estar relacionadas com as palavras da chuva de ideias;


  • A partir da construção do mapa semântico a turma foi dividida em dois grupos que redigiram e aperfeiçoaram os seguintes textos:
Texto Informativo


"Um Livro é um especial Amigo, para brincar e falar comigo!

Um Livro pode ter letras, que juntas fazem as palavras, frases e textos. Pode também ter desenhos e imagens junto aos textos. E pode ainda ter números e contas...

O Livro serve para estudar, aprender a ler e a escrever, para imaginar, sonhar e para me divertir! Um Livro pode ser amoroso, romântico, de aventura, banda desenhada ou de contos de fadas... Pode ainda ser um dicionário, uma enciclopédia...

Podes encontar um Livro Amigo na livraria, na escola, numa feira, numa biblioteca...perto de ti.

Grupo A: Beatriz Silva, Carlos Carneiro, Hélder Santos, Ruben Machado, Filipe Duarte e Leandro Brandão. "


Texto Poético


"Abro um Livro e vejo:
- letras feitas à mão ou não;
- histórias engraçadas ou de terror;
- páginas preenchidas com imagens coloridas.

Abro um Livro e oiço:
- os pássaros a cantar e o comboio a apitar;
- um gato a miar e o cão a ladrar;
- a chuva a cair, ping, ping, ping…

Abro um Livro e cheiro:
- um bolo de baunilha, chocolate e caramelo;
- o aroma de frutos madurinhos e deliciosos;
- o perfume das flores de todas as cores.

Abro um Livro e sinto:
- a alegria e a beleza de uma princesa;
- a maldade de uma bruxa;
- a bondade das fadas.

Abro um Livro e descubro:
- um especial amigo para falar comigo;
- um tesouro que vou sempre guardar;
- um navio para eu viajar…
Grupo B: Ana Sofia, Beatriz Lima, Diogo José, Miguel André, Pedro Lamas, Sandra Costa e Sara Soares."
Como o Luisinho (aluno com NEE) não consegue escrever, observou e recontou com a nossa ajuda a banda desenhada:

É tão Bom LER!!

Beijinhos da Turma B do 1.º ano da EB1 Devesinha

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Abecedário Com e Sem Juízo!

Foi no dia 3 de Março de 2009 que recebemos, mais uma vez, sempre com muita alegria e entusiasmo, a Professora Maria José. As nossas aulas ganham vida com esta nossa "Fada Madrinha"!!

Juntos começamos por descobrir o que é a Poesia... Poesia é brincar com as palavras, como se brinca com a bola e com o pião... Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam!

Vamos brincar de Poesia? A resposta veio com um "Bichinho Poema" que dizia o seguinte:

"Era uma vez
Um Bichinho Diferente
Ele era muito esperto
E também inteligente.

Tinha 26 patinhas
Cada qual com uma letrinha
E por onde ele passava
Nascia uma palavrinha.

O nome dele eu não sabia
Ainda bem que descobri
- Abecedário (alfabeto)! Ele disse
E eu nunca mais esqueci..."

A partir da leitura deste poema, começamos a nossa "brincadeira" e logo quisemos experimentar, poetar... O resultado foi a construção de um "Abecedário do Ambiente", um Abecedário feito Com Juízo! Ora vejam:

De seguida, navegamos nas palavras de um livro e descobrimos um Abecedário Sem Juízo! Um poema de Luísa Ducla Soares que podem encontrar e saborear em http://www.youtube.com/watch?v=auHfMvbTGb8

Simplesmente delicioso... Não acham?

Para nos prepararmos para a construção do abecedário da turma, realizamos diversas actividades com os poemas anteriormente aprendidos: Preenchimento Lacunar; Identificação das Rimas; Leitura; Memorização e Recitação dos mesmos.

Nada é feito ao acaso... e por isso foi tão importante visualizar, ler e compreender a mensagem destes "abecedários poemas" para Com ou Sem Juízo construirmos o"Nosso Abecedário" em Caligrama: Texto poético cuja disposição tipográfica evoca o tema.


Beijinhos dos Eco-Miúdos mais Felizes da EB1 da Devesinha!

P.S: Um beijinho muito especial para os Auxiliares de Acção Educativa e os Professores das AEC da nossa Escola, pelo empenho que demonstraram na partilha e na construção deste trabalho... Bem-hajam a todos!

sábado, 11 de abril de 2009

sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Mosquito Escreve


O mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.

O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U, e faz um I.

Este mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí,
se arredonda e faz outro O,
mais bonito.

Oh!
Já não é analfabeto,
esse insecto,
pois sabe escrever seu nome.

Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?

E ele está com muita fome.

( Um poema de Cecília Meireles)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Compreensão de Textos Instrucionais

Competências desenvolvidas:
- Mobilizar o conhecimento prévio sobre o tema e antecipar conteúdos;
- Descobrir significados pelo contexto;
- Conhecer a estrutura de um texto instrucional;
- Enriquecer o léxico;
- Desenvolver o treino da atenção e da memória selectiva;
- Praticar a leitura sequencial como uma instrução para a acção.

No passado dia 27 de Fevereiro, foi aula de culinária na turma A do 1º ano, na EB1 da Devesinha. A antecipação ao tema do texto foi fácil de adivinhar, através dos adereços da professora...

- Para que serve uma receita de bolo?
- Para que possam fazer o bolo, o que precisam saber?
- Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?

Depois da activação dos conhecimentos dos alunos , a Professora afixou no quadro a lista de ingredientes do bolo e pediu para verificarem quais os que tinham sido referidos e aqueles que os alunos não mencionaram.

Os alunos anteciparam as fases seguintes, a preparação, os materiais necessários, a confecção do bolo e compararam com os cartazes afixados no quadro pela professora.
A aula prosseguiu com a leitura integral da receita e análise da estrutura do
Texto Instrucional.
De seguida foi confeccionado o bolo de chocolate com a ajuda de todos os alunos.

Posteriormente, e de acordo com a curiosidade natural das crianças, fez-se saber que um Texto Instrucional não se traduz apenas numa receita culinária.

São textos que nos explicam como fazer alguma coisa.Geralmente são divididos em duas partes: a primeira com os materiais necessários( no caso da receita são os ingredientes)e na segunda, o modo de fazer( ou de jogar no caso de um jogo).

O passo seguinte foi sugerir aos alunos a elaboração colectiva de uma receita, "Bolo de Amigo", para oferecer a uma auxiliar de acção educativa que terminava o seu contrato de trabalho nesta escola.

Puseram mãos à obra... Ficam as imagens...




As fichas realizadas e a receita do " Bolo de Amigo" produzido pelos alunos...

Poesia

Com a poesia podemos desenvolver diversas actividades como:

  • Brincar com as palavras ( descobrindo palavras dentro de outras);
  • Reconhecer palavras que rimem;
  • Criar rimas;
  • Fazer acrósticos;
  • Escrever textos lacunados;
  • Criar poemas.

Vários alunos de outras turmas leram poemas, originais e adaptados, para nós.

Os Poemas

De seguida lemos e gravámos as nossas leituras.

Encantados com este tipo de textos construímos um acróstico.

Poesia

Poesia faz tremer!

Os textos que lemos também,

É brincar e aprender,

Sílabas, palavras e frases.

Isto ainda não acabou…

A brincadeira… apenas começou!


Actividades desenvolvidas pela Turma do 1º ano;EN/B-Enxertos

quarta-feira, 4 de março de 2009

Criar para ler e compreender...

Para a introdução do som [j] e tendo por base a consciência fonológica , em que partimos do som para a grafia, os alunos aprendem que o mesmo som pode ter várias grafias, de acordo com as regras ortográficas e linguísticas.
Foi proposto aos alunos um desafio: Vamos fabricar, criar, inventar uma história? A resposta foi um convincente SIM!
Desta forma, a história foi produzida com o cuidado especial da inclusão de palavras em que as sílabas” ja, je, ge ,ji, gi, jo e ju”estivessem presentes.
Na última tutoria e no âmbito da compreensão da leitura, ouvimos e trabalhámos a história “O Jardim Mágico”.
Uma história 100% NOSSA.
No projector digital vimos e ouvimos o resultado da nossa criatividade e aferimos a narrativa com a realização da ficha de leitura em formato digital. Posteriormente, recontámos a história oralmente, ordenámos as imagens da história e, para terminar, recontámos a história por escrito e com palavras nossas. Foi muito giro…”nasceram” novas histórias!
Ora leiam a narrativa que inventámos e trabalhámos…


“ O Jardim Mágico”

Estava um lindo dia de sol.
O João, um menino reguila, decidiu antes de ir para a escola dar um passeio pela rua da sua cidade, São João da Madeira.
Ia pela rua fora, até que, encontrou um mendigo.
Ele notou que o Mendigo Jasmim estava muito triste e pálido. Também tremia muito. O Menino pensou e disse:
- Acho que ele está com fome. sei, vou dar-lhe o meu pão. Foi o que fez!
O Mendigo ficou muito contente e admirado aceitou na hora.
Enquanto comia aquele delicioso manjar, o Jasmim exclamou:
- Tu és um menino muito bom! Vou-te dar de presente uma coisa especial.
Dizendo isso, o Jasmim ajoelhou-se e pegou num objecto que estava dentro do seu saco.
Então, de dentro do saco, retirou um saquinho que deu ao João, explicando-lhe:
- Aí dentro tem uma semente mágica. Tu vais levá-la para casa e plantá-la no teu jardim. Agora tem um cuidado! Esta semente só deve ser regada em noites de lua cheia. Faz isto que terás uma surpresa muito ESPECIAL.
Após dizer isto, o pobre Jasmim seguiu seu caminho.
Depois de ter voltado da escola, e fazer os trabalhos de casa, o João semeou a semente. Como aquela noite era de lua cheia, ele aproveitou e regou-a logo.
Depois disso, ele foi dormir. Deitado, pensava e imaginava como seria a jovem plantinha que ia nascer. Pensando nela adormeceu e sonhou a noite toda.
Pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, correu para o jardim para ver como estava sua plantação. Ao chegar lá, teve uma surpresa! Por incrível que pareça, a plantinha tinha algumas folhas. Naquele dia, ele foi para a escola mas, não conseguia parar de pensar na sua planta.
- De que tamanho será que ela vai estar amanhã?
Nessa noite, João sonhou com um jipe vermelho, que queria comprar há muito tempo, mas não tinha dinheiro. De manhã, a primeira coisa que fez, foi espreitar a sua planta. Quando viu, exclamou surpreso: - É uma árvore mágica!!!Na árvore, haviam nascido jipes iguais ao que ele sonhara e eram de verdade!
O João ficou tão contente, que não conseguia nem falar. Na escola, estava tão ansioso que a professora falava e ele nem ouvia, só pensava na sua árvore mágica. Estava sem jeito.
Quando foi dormir nessa noite, sonhou que jogava à bola. Sonhou que tinha uma bola de couro novinha.
De manhã, correu para o jardim. Ao avistar a sua árvore mágica, compreendeu tudo. Haviam nascido nela bolas iguais às do seu sonho. Então ele pensou:
- Quer dizer que, se eu pensar num brinquedo, uma ia… nascerá na árvore! Ao mesmo tempo lembrou-se daquilo que o mendigo Jasmim lhe tinha dito.
Então, depois de juntar muitos brinquedos, ele teve uma ideia fantástica, e disse:
- sei. Vou distribuir brinquedos pelos meninos que se encontram tristes e abandonados, para ficarem um pouco mais animados. Esta semana, vou sonhar com comida e roupa janota depois… vou distribuir tudo.
Enfim, por onde o João passava, espalhava alegria. Sentia-se a magia no ar, tocando no coração de cada criança que ficava a brincar.Neste dia o João ficou a saber como é bom dar presentes.
Moral da história
“Não existe recompensa para quem ajuda. Poder ajudar, já é uma recompensa.”
...................................................

Como nós gostamos muito da nossa história, e dando continuidade ao trabalho desenvolvido no PNEP, durante a semana seguinte, cada menino construiu a sua banda desenhada.

Mais tarde, construímos os cenários, encarnámos as personagens e fizemos o teatro desta linda história para apresentarmos a todos os meninos da nossa escola.
Aqui fica o resultado do nosso trabalho. Desfrutem...

1º ano, EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo