As estratégias de correspondência som/grafema são essenciais sendo que, a decifração, é a recodificação fonológica.
A actividade desenvolvida revelou-se bastante motivadora e interessante.Promoveu a automatização do reconhecimento de palavras. Esta automatização, encurta o tempo e o esforço de processamento, fazendo os alunos aceder rapidamente à representação ortográfica da palavra.
Loto dos sons
Material: 10 cartões com 6 imagens cada;
Conjunto de 30 palavras por cartão ;
Conjunto de 30 palavras (para colocar no saco do cantador) .
(Para a construção do loto foram usadas 30 imagens diferentes).
Actividade:
A cada aluno foi distribuído um cartão com imagens e um conjunto de palavras.
Depois de escolhermos o aluno cantador, este, retirava uma palavra do saco, cantava-a e repetia de forma silabada. Os alunos tinham de identificar no cartão, a imagem correspondente, procurar a palavra e colocá-la no cartão.
Ganhava o aluno que mais rapidamente preenchesse o cartão gritando”Bingo”.
A cada aluno foi distribuído um cartão com imagens e um conjunto de palavras.
Depois de escolhermos o aluno cantador, este, retirava uma palavra do saco, cantava-a e repetia de forma silabada. Os alunos tinham de identificar no cartão, a imagem correspondente, procurar a palavra e colocá-la no cartão.
Ganhava o aluno que mais rapidamente preenchesse o cartão gritando”Bingo”.
1 comentário:
Boa tarde. Consultei o vosso blogue por acaso e achei muito interessante.
Esta actividade que fizeram é muito divertida.Gostei mesmo!!!
Parabéns aos meninos e às Senhoras professoras por proporcionarem aos alunos estas oportunidades de aprendizagem.
Um abraço grande para todos!
Enviar um comentário