quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Para o Desenvolvimento da Consciência Fonémica...

«O pato, a pata e o patito», foi a história que a turma B da EB1 Devesinha elaborou para a consolidação da aprendizagem das consoantes p/t/d.



Na aula assistida do PNEP, 4.ª sessão tutorial sobre o Desenvolvimento da Consciência Fonológica, foram dados os seguintes passos:

  • "Leitura" das frases da história, pelos alunos.
  • Tomada de consciência do som p/t/d, ao longo da história.
  • Identificação do som inicial de uma palavra através do jogo "Aqui vai uma bola carregadinha de..." ( Com a turma sentada em círculo, o professor lança a bola dizendo uma palavra iniciada por um dado som e pede aos alunos que digam tantas palavras quantas se lembrarem começadas por esse som).
  • Identificação do número de sílabas de uma palavra...

No final desta aula, chegamos todos à conclusão: esta é uma actividade a repetir...e repetir!!

6 comentários:

Unknown disse...

Eu adorei esta historia, porque foram os alunos que mostraram já saber ler. Parabéns!!Sou um aluno do 5.º B da Eb2,3 e já estudei na vossa escola. Fiquei curioso quando vi o blogue e vou visitar-vos mais vezes...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maricota disse...

Parabéns meninos!Lindo!!!!!!!!!!
Quando há mais novidades?
Vocês deixam-me curiosa!!!
Beijinho grande.Até breve...

Esmeralda disse...

Olá meninos! Nós os meninos do 1º ano da Maria de Lurdes, vimos a vossa história e achámos muito bonita. Parabéns e continuem a fazer trabalhos lindos.

Filipa disse...

Está muito gira a vossa história dos Patinhos!
Os meninos do 1ºano já sabem ler muito bem!
Continuem a fazer trabalhos,estão muito giros!
Beijinhos

Unknown disse...

Olá meus marotos!
Eu tenho andado a espreitar as vossas habilidades...e vejo que já sabem ler muito bem! Parabéns!
Continuem a trabalhar e mostrar-me tudo o que já sabem!

Beijinhos para todos os meninos e também para as professoras.