domingo, 15 de fevereiro de 2009

Ler por prazer... Ler para compreender!

Leitura recreativa


Nos dias que antecederam a visita da Professora Maria José à nossa sala de aula, exploramos de diversas formas o livro «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares. É uma obra que se integra no Plano Nacional de Leitura e que encerra uma moral muito bonita: "Todos Diferentes... Todos Iguais..."

Ao longo da semana, fizemos vários trabalhos sobre a história: o reconto em banda desenhada, ilustrações, crucigramas, sopa de letras... e ainda, construímos fantoches das personagens principais!

No dia da visita, a 10 de Fevereiro, convidamos a "Fada Madrinha" para nos ler o livro e o resultado... não foi nem 9, nem 10... Foi nota 11!! Gostamos muito, mesmo muito desse momento... Para retribuir o carinho que esta "Fada" nos tem proporcionado, dramatizamos a história com os fantoches que construímos e ainda fizemos o reconto oral que agora aqui publicamos:




Leitura para informação e estudo

Associada à história « Os Ovos Misteriosos», aprendemos a:

"História do g e das cinco vogais..."


"Certo dia andava a letra “g” a passear, triste da sua solidão porque não tinha com quem brincar… Sentou-se então a letra a ver quem passava...
Viu passar cinco letrinhas e logo lhes perguntou:
- Quem são vocês?
- “Somos cinco amigos, somos cinco vogais. Somos as cinco letras que se empregam mais.”
A letra “g” deu a mão ao “a” e formaram o “ga”. Foram dar um passeio e pelo caminho viram a galinha da nossa história e o seu filho papagaio. E logo ao mesmo tempo exclamaram:
- Ah! Galinha e papagaio escrevem-se com “ga”.
Depois foi a vez de a letra “g” dar a mão ao “o” e logo se ouviu o som “go”. Estas duas letrinhas também foram passear e viram o crocodilo e a serpente, no lago, a nadar! Ambas as letras afirmaram:
- A palavra lago escreve-se com as nossas letrinhas!
Foi a vez de o “g” dar a mão ao “u” e todos repetiram:
- É o “gu”! É o “gu”!
Resolveram ir brincar e viram o franguito a beber uma gota de água no laguito…E a avestruz comilona a comer gomas e muitas guloseimas! Não tiveram pois quaisquer dúvidas de que “água” e “guloseimas” se escrevem com o “gu”.
Quando voltaram, as letras “e” e “i” logo perguntaram:
- E a nós amigo “g” também nos vais dar a mão?
Respondeu o “g” resmungão que não!
As vogais puseram-se a chorar… Mas o “u de união” que não gosta nada de guerra, nem de confusão, resolveu logo a situação:
- Eu não me importo de sempre que for preciso vos dar a mão!
Deu a mão ao “g” e ao “e” e leu-se “gue”. Deu a mão ao “g” e ao “i” e leu-se “gui”.
Para festejar este final feliz, a galinha fez uma fogueira, tocou guitarra e os seus filhotes deitaram os foguetes."

Sobre esta actividade espreitem as fotos desse dia, mais um inesquecível, no nosso cantinho:

http://ecomiudosfelizes.blogspot.com/

Beijinhos de todos nós...e até já!


3 comentários:

elisasilva disse...

Já ouvi a história no youtube. Gostei muito da música e da história!
Espero que continuem a fazer coisas tao lindas...
O texto do G está engraçado.
Numa maneira estámos a aprender e a brincar.
Beijinhos da Bruna Cristina da turma H.

Carlos disse...

Muito bem! Gostei da história, da articulação e interactividade dos diálogos entre todos os meninos. Boa forma de aprender, assim é mais divertido.
Carlos

Maricota disse...

Olá meninos!
Os meus parabéns pela actividade que construíram, pelo empenho, pela criatividade, pela imaginação.
Adorei, o "u" da união!Mas que bela ideia!!!
Adorei, o vosso reconto... as vossas vozes!
Adorei, ver meninos tão pequeninos a concretizarem velhos ditados, "A união faz a força"...
Obrigado por partilharem com todos a forma como vivem a escola e as aprendizagens!
Obrigada!
Beijinhos para todos e...Até já...