
sábado, 31 de outubro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Sempre a mexer.....................
sábado, 24 de outubro de 2009
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
OLÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Uma simples mudança!!!
Sem comentários:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
REGRESSAMOS!!!
Porque o PNEP aconteceu...
Porque valeu a pena,
Porque crescemos,
Porque aprendemos,
Porque partilhámos,
Regressamos!!!
Com novo visual, com todo o vigor, novos colaboradores e participantes. Para, em conjunto, continuar a aprender, evoluir, crescer e partilhar os nossos trabalhos, as nossas descobertas, a nossa forma de fazer PNEP, as nossas aprendizagens na Língua Portuguesa e não só…
Queremos deixar um desafio a todos os que nos visitarem: deixem o vosso olá, deixem a vossa sugestão, deixem o vosso comentário!...
domingo, 14 de junho de 2009
Uma História Partilhada...Um Encontro Inesquecível!
Esse encontro inesquecível aconteceu no dia 21 de Maio de 2009...
Juntas, a turma A da EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo e a turma B da EB1 Devesinha fizeram a leitura dramatizada da história:
“O Palhaço Pançudo”
Há muitos, muitos anos numa pequena e pobre aldeia vivia um palhaço. O palhaço era engraçado e brincalhão. Tinha uma enorme pança, por isso chamavam-lhe o palhaço Pançudo. Usava um fato todo colorido e muito janota; tinha um nariz vermelho e batatudo.
O Pançudo vivia num pequeno e pobre circo perdido numa ainda mais pobre aldeia. Nesta aldeia apenas viviam pessoas tristes e sérias por isso chamava-lhe a “ Aldeia dos Tristes”.
O Palhaço estava infeliz por isso, procurava uma poção mágica que o fizesse alegrar.
Apareceu uma bela fada, meiga e bondosa que o ajudou a procurar o tesouro que ele tanto queria. Partiram em busca do tesouro, elixir da alegria, percorreram vários países: Estados Unidos…China, para isso usaram como meio de transporte um lindo cavalo branco, um cavalo voador. O Palhaço Pançudo viajou durante dias e noites, até que chegou à China. Aí estava o tesouro protegido por um malvado dragão. O Pançudo usando as suas mãos, fez muitas cócegas e ao mesmo tempo fazia palhaçadas; o dragão ao ver isto caiu ao chão de tanto rir!
Assim, depois de lutar com o dragão tirou o frasco do elixir da alegria e regressou à sua pobre mas bela aldeia. Quando aí chegou, com a ajuda da fada distribuiu a alegria por todas as pessoas! A partir deste dia nunca mais houve tristeza naquela aldeia.
E vocês o que é que faziam se tivessem uma poção mágica?
"Os Traquinas"
Alunos do 1.º ano, turma A da EB1 Maria de Lurdes
CAPÍTULO II
“O Palhaço Pançudo e o seu amigo Reciclas”
Partiram no dia seguinte no “Autocarro Florido” e quando lá chegaram foram recebidos com muitos abraços e mimos. Todos os moradores estavam felizes e logo se apressaram a mostrar o que de mais bonito havia naquela aldeia... Atravessaram a ponte junto ao “Rio Maravilha” e aí viram os peixes a nadarem na água límpida. Passearam pelos campos e jardins mais belos e perfumados. Viram crianças traquinas a brincar às escondidas!
Finalmente avistaram o “Circo Estrelinhas”...De lá de dentro saiu o Palhaço Pançudo a conversar e a sorrir para outro palhaço. Os Meninos Felizes correram em sua direcção e logo lhe perguntaram pela poção!
O “Palhaço Pançudo” apresentou-lhes o seu amigo palhaço: o Reciclas. Era um palhaço fantástico, amigo do Ambiente. Gostava de transformar tudo o que era velho em novo...dar e receber para ele era um prazer!
Os Meninos Felizes apresentaram-se como Eco-Estudantes e também eles gostavam de ajudar a proteger a Natureza. Foi então que o Reciclas teve uma ideia genial! Aconselhou os Meninos a usarem a poção mágica para acabarem com a Poluição em todo o Mundo e assim ajudarem a salvar o nosso planeta. As crianças adoraram esta ideia e também eles apresentaram uma proposta... Se os moradores da aldeia apreciam e cuidam do meio ambiente; se estão felizes e contentes então esta deveria passar a chamar-se “ a Aldeia dos Sorridentes”!
No final do dia fizeram uma mega festa Ecológica! Dançaram e cantaram belas canções e levaram para casa muitas e boas recordações...
"Eco-Miúdos Felizes"
Alunos do 1.º ano, turma B da EB1 Devesinha
Após a leitura das nossas histórias, todos juntos fizemos o preenchimento lacunar dos textos lidos. Ao realizarmos o jogo de escrever as palavras em falta na história, umas vezes erramos, mas mais vezes acertamos... No final, ficamos todos com a certeza que aprendemos a escrever muito, muito mais...e melhor...cada vez melhor!
Dando continuidade a uma História Especial...
Ficamos tão fascinados e entusiasmados com esta leitura, que resolvemos colocar a nós próprios um desafio verdadeiramente especial: Dar continuidade a uma história, iniciada por alunos pnepnianos e muito especiais...
Os passos para a construção da nossa história que queríamos também especial, foram os seguintes:
- Leitura atenta do texto narrativo escrito pelos nossos coleguinhas da turma A, da escola EB1 Maria de Lurdes;
- Diálogo colectivo sobre a estrutura da narrativa, nomeadamente a identificação das suas partes constituintes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão;
- Preenchimento de um diagrama intitulado"Mapa da História" referente ao título, ao autor, às personagens principais e secundárias, ao cenário, ao problema e respectiva solução da história lida;
- Focalização da nossa atenção nas características da personagem principal, acrescentando a esta outros atributos e qualidades e assim (re)construirmos a personagem principal da história;
- Preenchimento de uma ficha de trabalho concebida para nos levar a complexificar, aumentar o número de peripécias, dar continuidade à história lida e assim construirmos a nossa história...
- Depois de todo o trabalho realizado, foi fácil escrevermos um texto narrativo que posteriormente lemos em voz alta para reflexão, correcção e auto-avaliação das nossas aprendizagens.
Sequencias didácticas - Get more Business Documents
Um beijinho muito Especial dos Meninos Felizes da turma B da EB1 da Devesinha!
quarta-feira, 27 de maio de 2009
As Nossas Primeiras Narrativas!
A actividade teve início com a formação de grupos de trabalho com quatro alunos cada.
Foram sorteados, pelos grupos, cartões com imagens sugestivas e formularam-se colectivamente perguntas para cada cartão.
As Planificações estavam a ser construídas.As histórias começavam a ter forma.
Foi uma actividade divertida, cada cartão que saía era mais engraçado que o outro.
Todos ajudámos a planificar as narrativas de cada grupo .
"Transpirámos" mas valeu a pena.
As nossas primeiras narrativas ficaram lindas!
Nasceram cinco lindas histórias!!!
Finalmente, lemos para a turma e divulgámos aos restantes coleguinhas da escola.
Na área de Expressão Plástica ilustrámos as nossas narrativas.
Aqui ficam os nossos trabalhos...
textos narrativos - Get more Business Documents
sexta-feira, 22 de maio de 2009
" Os animais são nossos amigos..."
Contemplando a dimensão integradora que o ensino da escrita deve considerar e tendo em conta o facto de muito termos aprendido e descoberto sobre os Animais, e, porque os consideramos nossos amigos, decidimos dar-lhes um presente.
Desenvolvemos uma actividade denominada por , ciclo de escrita, que teve como objectivo dar início ao Ensino da Escrita:Dimensão Textual.
O Ciclo de escrita desenvolve uma das suas funções,escrever para aprender e, tem como finalidade geral, a autonomia na construção de um texto a partir de um tema.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
A Avaliação da Leitura no 1.º ano de escolaridade
A professora apresentou-nos um texto surpresa: " O gato e o rato".
Durante um minuto lemos e gravámos as nossas leituras. Posteriormente, passámos à audição da leitura e às reflexões individuais. Aqui fica o registo do nosso trabalho:
Brevemente faremos nova gravação das nossas leituras para compararmos com a leitura inicial, verificarmos as diferenças e reflectir sobre a nossa evolução . Aguardem notícias!
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Um Livro, Um Amigo
- Primeiro a professora leu-nos uma história que fala da Amizade entre um Livro e um Menino (mobilização do conhecimento);
- Após um breve diálogo colectivo sobre a história lida, registamos numa folha tudo o que nos ocorreu sobre o tema da aula - O Livro (chuva de ideias);
De seguida, e ainda colectivamente, respondemos a um grupo de questões, cujas respostas deveriam estar relacionadas com as palavras da chuva de ideias;
- A partir da construção do mapa semântico a turma foi dividida em dois grupos que redigiram e aperfeiçoaram os seguintes textos:
- letras feitas à mão ou não;
- histórias engraçadas ou de terror;
- páginas preenchidas com imagens coloridas.
Abro um Livro e oiço:
- os pássaros a cantar e o comboio a apitar;
- um gato a miar e o cão a ladrar;
- a chuva a cair, ping, ping, ping…
Abro um Livro e cheiro:
- um bolo de baunilha, chocolate e caramelo;
- o aroma de frutos madurinhos e deliciosos;
- o perfume das flores de todas as cores.
Abro um Livro e sinto:
- a alegria e a beleza de uma princesa;
- a maldade de uma bruxa;
- a bondade das fadas.
Abro um Livro e descubro:
- um especial amigo para falar comigo;
- um tesouro que vou sempre guardar;
- um navio para eu viajar…
Beijinhos da Turma B do 1.º ano da EB1 Devesinha
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Abecedário Com e Sem Juízo!
Juntos começamos por descobrir o que é a Poesia... Poesia é brincar com as palavras, como se brinca com a bola e com o pião... Quanto mais se brinca com elas, mais novas ficam!
Vamos brincar de Poesia? A resposta veio com um "Bichinho Poema" que dizia o seguinte:
"Era uma vez
Um Bichinho Diferente
Ele era muito esperto
E também inteligente.
Tinha 26 patinhas
Cada qual com uma letrinha
E por onde ele passava
Nascia uma palavrinha.
O nome dele eu não sabia
Ainda bem que descobri
- Abecedário (alfabeto)! Ele disse
E eu nunca mais esqueci..."
A partir da leitura deste poema, começamos a nossa "brincadeira" e logo quisemos experimentar, poetar... O resultado foi a construção de um "Abecedário do Ambiente", um Abecedário feito Com Juízo! Ora vejam:
Simplesmente delicioso... Não acham?
Para nos prepararmos para a construção do abecedário da turma, realizamos diversas actividades com os poemas anteriormente aprendidos: Preenchimento Lacunar; Identificação das Rimas; Leitura; Memorização e Recitação dos mesmos.
Beijinhos dos Eco-Miúdos mais Felizes da EB1 da Devesinha!
P.S: Um beijinho muito especial para os Auxiliares de Acção Educativa e os Professores das AEC da nossa Escola, pelo empenho que demonstraram na partilha e na construção deste trabalho... Bem-hajam a todos!
sábado, 11 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
O Mosquito Escreve

O mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U, e faz um I.
Este mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí,
se arredonda e faz outro O,
mais bonito.
Oh!
Já não é analfabeto,
esse insecto,
pois sabe escrever seu nome.
Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?
E ele está com muita fome.
( Um poema de Cecília Meireles)
quinta-feira, 26 de março de 2009
Compreensão de Textos Instrucionais
- Mobilizar o conhecimento prévio sobre o tema e antecipar conteúdos;
- Descobrir significados pelo contexto;
- Conhecer a estrutura de um texto instrucional;
- Enriquecer o léxico;
- Desenvolver o treino da atenção e da memória selectiva;
- Praticar a leitura sequencial como uma instrução para a acção.
- Para que serve uma receita de bolo?
- Para que possam fazer o bolo, o que precisam saber?
- Que ingredientes vos parece que um bolo de chocolate pode levar?
Depois da activação dos conhecimentos dos alunos , a Professora afixou no quadro a lista de ingredientes do bolo e pediu para verificarem quais os que tinham sido referidos e aqueles que os alunos não mencionaram.
Os alunos anteciparam as fases seguintes, a preparação, os materiais necessários, a confecção do bolo e compararam com os cartazes afixados no quadro pela professora.
A aula prosseguiu com a leitura integral da receita e análise da estrutura do Texto Instrucional.
De seguida foi confeccionado o bolo de chocolate com a ajuda de todos os alunos.
Posteriormente, e de acordo com a curiosidade natural das crianças, fez-se saber que um Texto Instrucional não se traduz apenas numa receita culinária.
São textos que nos explicam como fazer alguma coisa.Geralmente são divididos em duas partes: a primeira com os materiais necessários( no caso da receita são os ingredientes)e na segunda, o modo de fazer( ou de jogar no caso de um jogo).
O passo seguinte foi sugerir aos alunos a elaboração colectiva de uma receita, "Bolo de Amigo", para oferecer a uma auxiliar de acção educativa que terminava o seu contrato de trabalho nesta escola.
Puseram mãos à obra... Ficam as imagens...
As fichas realizadas e a receita do " Bolo de Amigo" produzido pelos alunos...
Poesia
Com a poesia podemos desenvolver diversas actividades como:
- Brincar com as palavras ( descobrindo palavras dentro de outras);
- Reconhecer palavras que rimem;
- Criar rimas;
- Fazer acrósticos;
- Escrever textos lacunados;
- Criar poemas.
Vários alunos de outras turmas leram poemas, originais e adaptados, para nós.
De seguida lemos e gravámos as nossas leituras.
Poesia
Poesia faz tremer!
Os textos que lemos também,
É brincar e aprender,
Sílabas, palavras e frases.
Isto ainda não acabou…
A brincadeira… apenas começou!
Actividades desenvolvidas pela Turma do 1º ano;EN/B-Enxertos
quarta-feira, 4 de março de 2009
Criar para ler e compreender...
Foi proposto aos alunos um desafio: Vamos fabricar, criar, inventar uma história? A resposta foi um convincente SIM!
Desta forma, a história foi produzida com o cuidado especial da inclusão de palavras em que as sílabas” ja, je, ge ,ji, gi, jo e ju”estivessem presentes.
Na última tutoria e no âmbito da compreensão da leitura, ouvimos e trabalhámos a história “O Jardim Mágico”.
Uma história 100% NOSSA.
No projector digital vimos e ouvimos o resultado da nossa criatividade e aferimos a narrativa com a realização da ficha de leitura em formato digital. Posteriormente, recontámos a história oralmente, ordenámos as imagens da história e, para terminar, recontámos a história por escrito e com palavras nossas. Foi muito giro…”nasceram” novas histórias!
Ora leiam a narrativa que inventámos e trabalhámos…
Estava um lindo dia de sol.
O João, um menino reguila, decidiu antes de ir para a escola dar um passeio pela rua da sua cidade, São João da Madeira.
Ia pela rua fora, até que, encontrou um mendigo.
Ele notou que o Mendigo Jasmim estava muito triste e pálido. Também tremia muito. O Menino pensou e disse:
- Acho que ele está com fome. Já sei, vou dar-lhe o meu pão. Foi o que fez!
O Mendigo ficou muito contente e admirado aceitou na hora.
Enquanto comia aquele delicioso manjar, o Jasmim exclamou:
- Tu és um menino muito bom! Vou-te dar de presente uma coisa especial.
Dizendo isso, o Jasmim ajoelhou-se e pegou num objecto que estava dentro do seu saco.
Então, de dentro do saco, retirou um saquinho que deu ao João, explicando-lhe:
- Aí dentro tem uma semente mágica. Tu vais levá-la para casa e plantá-la no teu jardim. Agora tem um cuidado! Esta semente só deve ser regada em noites de lua cheia. Faz isto que terás uma surpresa muito ESPECIAL.
Após dizer isto, o pobre Jasmim seguiu seu caminho.
Depois de ter voltado da escola, e fazer os trabalhos de casa, o João semeou a semente. Como aquela noite era de lua cheia, ele aproveitou e regou-a logo.
Depois disso, ele foi dormir. Deitado, pensava e imaginava como seria a jovem plantinha que ia nascer. Pensando nela adormeceu e sonhou a noite toda.
Pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes, correu para o jardim para ver como estava sua plantação. Ao chegar lá, teve uma surpresa! Por incrível que pareça, a plantinha já tinha algumas folhas. Naquele dia, ele foi para a escola mas, não conseguia parar de pensar na sua planta.
- De que tamanho será que ela vai estar amanhã?
Nessa noite, João sonhou com um jipe vermelho, que queria comprar há muito tempo, mas não tinha dinheiro. De manhã, a primeira coisa que fez, foi espreitar a sua planta. Quando viu, exclamou surpreso: - É uma árvore mágica!!!Na árvore, haviam nascido jipes iguais ao que ele sonhara e eram de verdade!
O João ficou tão contente, que não conseguia nem falar. Na escola, estava tão ansioso que a professora falava e ele nem ouvia, só pensava na sua árvore mágica. Estava sem jeito.
Quando foi dormir nessa noite, sonhou que jogava à bola. Sonhou que tinha uma bola de couro novinha.
De manhã, correu para o jardim. Ao avistar a sua árvore mágica, compreendeu tudo. Haviam nascido nela bolas iguais às do seu sonho. Então ele pensou:
- Quer dizer que, se eu pensar num brinquedo, uma jóia… nascerá na árvore! Ao mesmo tempo lembrou-se daquilo que o mendigo Jasmim lhe tinha dito.
Então, depois de juntar muitos brinquedos, ele teve uma ideia fantástica, e disse:
- Já sei. Vou distribuir brinquedos pelos meninos que se encontram tristes e abandonados, para ficarem um pouco mais animados. Esta semana, vou sonhar com comida e roupa janota depois… vou distribuir tudo.
Enfim, por onde o João passava, espalhava alegria. Sentia-se a magia no ar, tocando no coração de cada criança que ficava a brincar.Neste dia o João ficou a saber como é bom dar presentes.
Moral da história
“Não existe recompensa para quem ajuda. Poder ajudar, já é uma recompensa.”
Aqui fica o resultado do nosso trabalho. Desfrutem...

1º ano, EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
BOM CARNAVAL!!!
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Compreensão da leitura
Através da narrativa, “ O Pássaro Azul”explorámos estratégias de compreensão da leitura: Antes, Durante e Depois.
Suscitar o interesse pela leitura do conto. → Explicitação do objectivo da leitura do texto .
Ensinar e motivar a pesquisa. → Análise da capa e contracapa do livro.
Desenvolver a capacidade de criar imagens mentais. → Sintetizar à medida que se avança na leitura do texto; Adivinhar o significado de palavras desconhecidas (pelo contexto…).
Desenvolver a capacidade de resumir/recontar. → Reler; Resumo /Reconto
Aqui fica o registo das nossas actividades...
Partilhamos, agora, com vocês, a história do Pássaro Azul...
Actividades desenvolvidas pela Turma do 1º ano;EN/B-Enxertos
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Ler por prazer... Ler para compreender!
Nos dias que antecederam a visita da Professora Maria José à nossa sala de aula, exploramos de diversas formas o livro «Os Ovos Misteriosos», de Luísa Ducla Soares. É uma obra que se integra no Plano Nacional de Leitura e que encerra uma moral muito bonita: "Todos Diferentes... Todos Iguais..."
Ao longo da semana, fizemos vários trabalhos sobre a história: o reconto em banda desenhada, ilustrações, crucigramas, sopa de letras... e ainda, construímos fantoches das personagens principais!
Leitura para informação e estudo
"Certo dia andava a letra “g” a passear, triste da sua solidão porque não tinha com quem brincar… Sentou-se então a letra a ver quem passava...
Viu passar cinco letrinhas e logo lhes perguntou:
- Quem são vocês?
- “Somos cinco amigos, somos cinco vogais. Somos as cinco letras que se empregam mais.”
A letra “g” deu a mão ao “a” e formaram o “ga”. Foram dar um passeio e pelo caminho viram a galinha da nossa história e o seu filho papagaio. E logo ao mesmo tempo exclamaram:
- Ah! Galinha e papagaio escrevem-se com “ga”.
Depois foi a vez de a letra “g” dar a mão ao “o” e logo se ouviu o som “go”. Estas duas letrinhas também foram passear e viram o crocodilo e a serpente, no lago, a nadar! Ambas as letras afirmaram:
- A palavra lago escreve-se com as nossas letrinhas!
Foi a vez de o “g” dar a mão ao “u” e todos repetiram:
- É o “gu”! É o “gu”!
Resolveram ir brincar e viram o franguito a beber uma gota de água no laguito…E a avestruz comilona a comer gomas e muitas guloseimas! Não tiveram pois quaisquer dúvidas de que “água” e “guloseimas” se escrevem com o “gu”.
Quando voltaram, as letras “e” e “i” logo perguntaram:
- E a nós amigo “g” também nos vais dar a mão?
Respondeu o “g” resmungão que não!
As vogais puseram-se a chorar… Mas o “u de união” que não gosta nada de guerra, nem de confusão, resolveu logo a situação:
- Eu não me importo de sempre que for preciso vos dar a mão!
Deu a mão ao “g” e ao “e” e leu-se “gue”. Deu a mão ao “g” e ao “i” e leu-se “gui”.
Para festejar este final feliz, a galinha fez uma fogueira, tocou guitarra e os seus filhotes deitaram os foguetes."
Sobre esta actividade espreitem as fotos desse dia, mais um inesquecível, no nosso cantinho:
http://ecomiudosfelizes.blogspot.com/
Beijinhos de todos nós...e até já!
domingo, 8 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Uma aventura no navio...
Durante esta viagem fomos aprendendo e conhecendo novas e diversas palavras que se escrevem com a letra n. A nossa mala de viagem ( cabeça) ficou recheada de novas palavras, desta forma enriquecemos o nosso vocabulário.
Depois da viagem da nossa turma, nós os Traquinas dividimo-nos em grupos e cada grupo de navegadores partiu em busca de uma nova aventura, nomeadamente:
Grupo 1- Foi à procura de uma aventura na selva na companhia do macaco. Lá encontraram imensas palavras que começavam por m...
Grupo 2- Partiu à descoberta do rio com a lula, e lá encontrou variadissimas palavras que iniciavam por l...
Grupo 3- Acompanhou o caracol no seu passeio pelo jardim, e claro descobriu novas palavras que se escreviam com c...
Grupo 4- Embrenhou-se pelo campo na companhia do rato e por lá tantas e tantas palavras novas ficou a conhecer que começavam po r...
Enfim, depois de tantas as aventuras vividas ficamos mais ricos. Ricos não em ouro ou dinheiro ,mas algo mais importante, enriquecemos o nosso ser.
Esperámos ansiosamente por mais uma aventura!
EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo, 1º ano, Traquinas
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Benjamim, o Boneco de Neve, veio à nossa Escola...
Foi no dia 27 de Janeiro que recebemos a visita do Benjamim, Boneco de Neve. Com ele, aprendemos e brincamos com as Palavras. Aprendeu ele connosco, aprendemos nós com ele... No fim, ganhamos todos! Fiquem com as imagens deste dia...
...e não deixem de visitar o blogue da nossa turma http://www.ecomiudosfelizes.blogspot.com/, onde vos contamos e mostramos todas as actividades que realizamos.
Beijinhos dos alunos do 1.º B, EB1 Devesinha. Até já!
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Jogo de Palavras
- Se saísse 1 /2 e 3 pintas formávamos palavras com o mesmo número de sílabas;
- Se saísse 4 pintas, preenchíamos lacunas em palavras dadas;
- Se saísse 5 pintas, ordenávamos as letras das palavras;
- Se saísse 6 pintas, tinhamos que escrever as palavras de acordo com as gravuras sugeridas.
No final, cada um de nós escreveu uma frase de acordo com uma imagem bem bonita!
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
domingo, 14 de dezembro de 2008
Aprender muito, jogando...
Dia 10 de Dezembro
sábado, 13 de dezembro de 2008
O Natal do Capuchinho Vermelho
- As crianças começaram por contar a história tal e qual como a conheciam, depois foram confrontadas com a audição desta nova versão e deste modo chegaram à conclusão sobre quais as respectivas diferenças...
- Após o reconto oral, de ambas as versões, os alunos procederam à sequencialização e legendagem das gravuras da história aprendida, num cartaz colectivo. Apoiada nas imagens anteriormente ordenadas, uma aluna, fez o resumo do conto, que ficou registado numa gravação áudio, para todos ouvirem...
- A professora e a formadora Maria José, lançaram um último desafio aos alunos através de um Concurso de Leitura, em powerpoint, designado "Vamos Lá a Saber...", cujo o objectivo, para além da compreensão do conto, era:
Identificar rápida e eficazmente palavras escritas, presentes na história - Decifração.
Um Feliz Natal para os Meninos e Meninas de Todo o Mundo...